Novos sentidos

Faz tempo que não passo por aqui. Eu que criei o blog, mas o Thiago que tem sido o escritor mais frequente por aqui. Vai ver é a falta de tempo hehehe

Foram 51 dias de hospital e no dia 18/12/2015 recebemos alta. Um sentimento paradoxal tomou conta de mim. Eu deveria estar saltitando de felicidade, afinal, se seu filho não precisa mais estar ali, sendo monitorado 100% do tempo, é porque está estável e pronto para ir pra casa né!? Nenhuma mãe quer seu filhote no hospital, no máximo no pediatra 1x ao mês, ou nos posto de saúde pra tomar as vacinas. Mas uma mãe que passa os primeiros 51 dias de vida de seu filho numa UTI tem muito medo de ir pra casa.

Acredito que todas as mães, ao ganharem alta após 3 dias do nascimento tem um frio na barriga grande, mas posso garantir, esse é um medo diferente.

Você se acostumou a conferir no monitor a frequência cardíaca do seu filho, você se acostumou a conferir a saturação na tela, sabendo que ele está respirando certinho… em casa não tem monitor, não tem enfermeira pra você chamar, não tem médico pra você tirar suas dúvidas. Além do quê, você se apega nas pessoas da UTI que te tratam com tanto carinho. Não que em casa você não tenha carinho, afinal, em casa são os avós, os tios, os amigos que enchem você e o filhote de amor. Mas, a gente se apega nesses profissionais… Enfermeiras, fisioterapeutas, médicos, todos te dão segurança, conforto, carinho e respostas. Chegar em casa e não ter pra quem perguntar: será que é cólica? será que dou remédio? será que tá na hora de dar leite? será que é refluxo? será que troco a marca do leite?… dúvidas que todo mundo tem né? Mas até então você perguntava para profissionais da saúde e agora não tem mais eles. Tanto é, que é super comum as mamães que saem da UTI voltarem para o Pronto Atendimento dias depois.. e foi o que fizemos 2x. Mas não era nada, só algumas dúvidas.

A rotina não tem sido fácil, ou seja, nada fora do normal para um bebê de 2 meses. Noites em claro, cólicas, prisão de ventre. Cecília toma vários medicamentos, tudo via gastrostomia, o que é sempre uma função a mais medicar ela. Não é simplesmente colocar na colher ou seringa e colocar na boca do bebê. Tem que diluir o remédio, aplicar, limpar a sonda, então lavar as seringas e guardar tudo. Sem contar a alimentação. Mas não vim aqui descrever a complexidade disto.

Vim aqui falar que estamos felizes com nossa bebê linda em casa. É uma linda, tem um olhar cheio de alegria, fofura e ternura. Começa a ganhar algumas dobrinhas e quando chora, sai de perto. Brincamos que ela é o Incrível Hulk e quase quase fica verde! hehehe… É bravinha, mas tem seus motivos. Ninguém merece sentir as dores da cólica ou do refluxo. Dorme feito um anjo, tem o sono pesado e pode fazer o barulho que for, se estiver ferrada, não acorda pra nada. Muitas vezes me pego emocionada olhando pra ela. Sei que já lutou muito, que vai lutar ainda mais e que este ano de 2016 será o ano de corrermos atrás de todas as respostas que tanto esperamos obter em 2015, mas fomos obrigados a esperar pacientemente (ou não).

Como disse o Thiago: ” Que 2016 traga possibilidades e nos permita colocar prática tudo aquilo que ficamos pacientemente aguardando em 2015.
Que tenhamos a oportunidade de lutar por nossas anseios. Que o tempo seja tolerante e nos permita usá-lo à nosso favor. Que a paz reine em nossos corações e que o amor nos guie.
Que o próximo ano seja melhor do que passou e que faça parte do início de uma época de esperança e vitórias.”

Ontem uma mãe de Belo Horizonte, me chamou no Facebook pra conversar. Queria dizer que achou nosso blog e que está passando pelo mesmo que passamos e ao ler nossos relatos, disse que o blog estava servindo de manual para eles. Meu coração se encheu de alegria. Não somos experts no assunto, não somos referência de muita coisa, mas ao saber que outros pais estavam lendo e se encontrando no meio de nossas palavras, me senti emocionada.
Poder ajudar de alguma forma pessoas que passam pelo menos que nós, faz tudo isso ganhar um novo sentido.

Que 2016 seja repleto de novos sentidos em nossa vida!

 

2016-01-02-12.34.36-1.jpg.jpg

Deixe um comentário